Como treinar a voz para cantar

Tempo de leitura:

treinar a voz para cantar é possível

Como treinar a voz para cantar: um método para o estudo autônomo

Você acha que o canto é como uma atividade física? Pensa que treinar a voz para cantar é o mesmo que fazer exercício físico?

Esse pensamento está correto mas, assim como em qualquer atividade física, para cantar, não adianta fazer repetições sem sentido. O esforço repetitivo traz o mesmo risco de obter lesões do que qualquer outro esforço físico.

Planejamento e método para treinar a voz para cantar

Ao longo do meu trabalho enquanto regente de coros e professor de canto o que mais vejo são pessoas trabalhando sem método, em um processo de repetição monótona e sem sentido o que, além de enfadonho, é suscetível a lesões.

Já vi pessoas com mais de 10 anos de estudo sem aprendizado nenhum, comportando-se como “fantoches” de professores. Apenas “papagaiando” na aula, sem refletir sobre os temas abordados e o por quê de cada processo adotado.

A arte precisa de seres pensantes, de pessoas capazes de criar de forma autônoma, com opinião própria. A maior parte das abordagens do ensino de canto visa apenas condicionar o aluno ao professor, tornando-o eternamente dependente.

A disciplina para treinar a voz

Poucos entendem que estudar canto também é estudar música. Muitos pensam que é possível aprender sem conhecer a teoria musical, mas, a verdade é que a ausência desse conhecimento torna o que já é difícil, ainda mais complicado.

Estudar música exige disciplina, paciência, dedicação e método. Repetimos diversas vezes o mesmo trecho, refletindo a cada nova tentativa sobre como melhorar. De fato, é necessário repetir muitas vezes, mas temos que identificar sempre uma melhora de uma tentativa a outra.

É necessário haver um planejamento onde o aluno tenha controle sobre o próprio desenvolvimento, como em um laboratório onde cada experimento revela uma nova perspectiva do objeto estudado.

Desenvolvendo a autonomia para cantar

Mesmo em abordagens pedagogicamente bem orientadas, os iniciantes no canto são muito dependentes do professor. Como não tocam nenhum instrumento, nem dominam as questões teóricas, alunos, que estão começando a cantar, precisam da presença constante do professor.

Ver cantores passando anos a fio repetindo melodias e exercícios a esmo sem nenhuma evolução aparente, me fez pensar sobre um método que garantisse a independência para treinar a voz, possibilitando o desenvolvimento autônomo. Um método onde os alunos de canto tivessem autossuficiência para estudarem sozinhos, sem precisar da presença do professor.

Após anos de experiência aliando as melhores práticas pedagógicas com a tecnologia mais acessível para o ensino de música, cheguei ao Auravox, um método ativo para treinar a voz para cantar.

Um método que estimula o aprendizado Aural

Nesse método, primeiro escolho um trecho musical com um aspecto técnico específico que pode ser aplicado a diversas músicas. Depois, oriento os alunos a construir um contorno melódico sobre a melodia que estão cantando.

Muitas pessoas têm dificuldades em entender cada ponto da melodia, para isso, é necessário sensibilidade musical. Na ausência de preparo para lidar com o tema, muitos se ancoram na letra. Compreender a letra da música é importante e auxilia no ritmo, mas não é suficiente.

Por isso, a importância de estimular a escuta da música pura prestando atenção somente nas notas musicais. Essa forma de aprendizado é chamada de "Aural", daí, o nome Auravox, pois estimula o aprendizado aural das melodias, o aprendizado pelo ouvido, pela escuta.

Quando as questões aurais estão bem resolvidas, a chance do aluno desafinar é muito pequena. Além disso, com essa dificuldade sanada, podemos focar nos aspectos técnicos mais desgastantes de forma segura.

Aprendizado aural na prática

Pegamos, por exemplo, o assunto de ditongos. Ditongos são sempre difíceis para os cantores, pois trata-se do encontro de duas vogais.

Iniciantes normalmente se enrolam sobre qual vogal precisa ser enfatizada. O canto se diferencia da fala pelo fato de emitirmos  as vogais de forma "pausada". Isso significa que entoamos as vogais por mais tempo do que na fala.

Treinando ditongos entre palavras

Observe o primeiro membro de frase da música "Fui passar na ponte":

A palavra “fui” tem um ditongo, mas possui apenas uma nota musical para as duas vogais. Nesse caso, o segredo é observar qual a vogal mais tônica da palavra. Observe que o U é mais tônico que o I, pois o U é uma vogal e o I, uma semivogal.

Assim, enfatizamos o U e jogamos a semivogal I para o mais próximo da sílaba seguinte, que é a próxima palavra (passar). Essa é uma questão rítmica simples que muitas pessoas têm dificuldade pela falta de entendimento da construção melódica.

Veja abaixo o gráfico interativo com esse membro de frase. Observe que temos apenas uma nota para a palavra “fui”, mas essa nota possui duas vogais.

Treinando ditongos em sílabas finais

Agora, vamos ao final da frase “a ponte tremeu”. A palavra “tremeu” também possui um ditongo. Veja que a vogal tônica é o E, e que o U é mais fraco. Logo, o E é a vogal e o U uma semivogal.

Entretanto, neste caso não tem outra sílaba nem outra palavra na frente, há uma “pausa”, um silêncio. Dessa forma, devemos pensar o U no fechamento da boca. Como o U é mais fechado do que o E, você perceberá que só de fechar a boca, o U acontece.

Observe no gráfico interativo que, assim como na palavra “fui”, a sílaba “meu” da palavra “tremeu” possui apenas uma nota, sendo que o E será mais presente e o U ocorrerá somente no fechamento da boca.

Técnicas para treinar a voz para cantar

Há diversas outras abordagens técnicas para encarar a música, mas todas necessitam de grande entendimento melódico para serem executadas. Esse entendimento é básico e fundamental para alcançar qualquer outro objetivo.

Treinar a voz para cantar é abordar vários desses aspectos em perspectivas diversas. O reflexo é o controle na emissão vocal.

O exercício de ditongos é apenas uma pequena amostra do método Auravox. Observe que você teve total autonomia para trabalhar as questões propostas e, provavelmente, desenvolveu a sua consciência vocal diante do que foi proposto.

O melhor método para treinar a voz para cantar

Se você quiser conhecer o método de forma mais profunda, acesse o link abaixo e veja mais uma abordagem que vai desenvolver ainda mais a sua voz. No site tem um vídeo onde mostro cada passo do método na prática, e mais um exercício para você praticar. Clique abaixo para saber mais.

QUERO SABER MAIS SOBRE O MÉTODO AURAVOX

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?