As bases do canto em 5 vogais

Tempo de leitura:
as bases do canto

As bases do canto em 5 vogais: O guia para tornar o seu canto consciente

Uma das dificuldades mais comuns para quem inicia no canto é a emissão das vogais.

O conceito compõe as bases do canto, mas como muitos acreditam que, para cantar, é necessário ter o dom, ignora-se a ciência, e o princípio é negligenciado.

Algo simples como compreender os fundamentos das vogais, impede as pessoas de cantar bem. Um princípio que é compreendido em minutos.

As vogais básicas para o canto

As bases do canto estão em apenas 5 vogais:

I, E, A, O, U.

Entendendo essas vogais, você consegue entoar todas as outras sem dificuldades. Isso ocorre porque as vogais acontecem em pontos diferentes da boca. 

Enquanto o I ocorre mais na frente, o U acontece atrás. O A funciona como um eixo e ocorre na parte central.

O E está entre o I e o A, e o O, entre o A e o U.

Experimente vocalizar essas vogais com o exercício abaixo e veja como acontecem na sua boca.

Clique no botão triangular azul (play) para ouvir

Princípio horizontal vertical

As vogais I e E são mais horizontais, por isso trazem menos conforto ao canto. Deixam a voz aberta e com som de “taquara rachada”.

É necessário pensar essas vogais mais próximas do U e O, que são mais verticais. Essas vogais trazem mais conforto, pois a mandíbula desce, empurrando a laringe (garganta) para baixo.

A posição de repouso da laringe é baixa. Por isso, vogais horizontais precisam de manobras para serem entoadas com conforto.

Sempre que fizer o I e o O, não deixe a boca “rasgar” para os lados em direção horizontal. Compense relaxando a mandíbula.

Sinta os bordos da língua encostando nos dentes molares. Isso vai compensar a horizontalidade e vai empurrar a laringe para baixo.

Usando a verticalidade

O U é a vogal que traz maior conforto. Alternar I e U pensando no foco da voz é excelente para encontrar a posição de conforto.

Faça o exercício abaixo alternando I e U. Fazendo o I na nota grave e o U na nota mais aguda.

Clique no botão triangular azul (play) para ouvir

Usando o A como eixo

O A funciona como um eixo entre as vogais. É ótimo para pensar no caminho entre elas. Mas tome cuidado: o A também é horizontal.

Pense no A vertical e não deixe a boca “rasgar” para o lado. Caso isso ocorra, sua voz vai abrir e terá um som penetrante e estridente.

Não force a boca para baixo. Tensões sempre atrapalham. Mantenha os músculos da face relaxados e um leve sorriso nos olhos para melhorar as ressonâncias. Apenas relaxe a mandíbula, deixando descer naturalmente.

Para ver esse assunto com mais detalhes, assista a Live abaixo sobre o tema:

As bases do canto estão nas vogais

Entoamos as notas nas vogais. Compreender como funcionam é um dos pilares do canto. Não basta entender só o conceito, é necessário praticar para alcançar o automatismo.

Os exercícios acima são parte do método Auravox, um método que construí ao longo dos mais de 15 anos dando aulas de canto.

Com este método ajudo os alunos a dominar os pilares do canto, desenvolvendo a consciência vocal com eficiência.

Esse método faz parte do curso “Aprenda a Cantar Sem Enrolação”. Neste curso, além de aulas com todos os conceitos relacionados ao canto, compilei diversos exercícios que vão te ajudar a dominar a sua voz sem traumas.

Saiba mais sobre o método acessando o link abaixo: 

QUERO APRENDER A CANTAR COM O AURAVOX

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?