Resenha Coral - O Täler weit, o Höhen - Folclore e Canto Coral
Ó Vales, ó Alturas é
a tradução do início da poesia do escritor romântico alemão Joseff von
Eichendorf com o título Abschied vom Walde,
em português, Adeus a Floresta.
A resenha de hoje é
sobre música popular e folclórica para coro a partir de um álbum coral alemão.
Berliner Mozartchor
Em tradução literal,
Coro Mozart Berlinense. Fundado em 1932 em Berlim, consiste de vozes infantis e
juvenis com foco em músicas tradicionais alemãs. Não se trata de um coro
infantil, mas de um coro misto composto por vozes jovens, daí a sonoridade
leve.
Ouça o disco no
spotify ou no deezer:
Folclore alemão
Ao pesquisar os
termos Volksmusik, Volkstümlichmusik e Folklore, encontraremos inúmeras gravações de diversas canções
alemães em belos arranjos para coro, figurando compositores de envergadura do
romantismo como Johannes Brahms, Franz Schubert, Felix Mendelssohn, Max Reger
acompanhados de compositores da renascença como Heirich Isaac, Michael
Praetorius, Hans Leo Hassler e muitos
outros.
Isso ocorre pois a
Alemanha, junto com a Itália, foi pioneira no ideal nacionalista como
unificador étnico. Este pensamento busca nas raízes da cultura popular o
sentimento de nação. Por isso, canções populares, folclóricas e, no caso das
nações com histórico cultural durante o renascimento e iluminismo, a volta aos
mestres da música antiga, são alvo de pesquisa de músicos e musicólogos
nacionalistas.
Um exemplo é o
surgimento da figura mestra de J. S. Bach que, esquecido durante dois séculos, foi ressuscitado por Mendelssohn durante o movimento romântico alemão.
Interessante observar que o mesmo ocorrera com Schubert, que, por ser um dos
primeiros românticos, ainda não fora alvo dos primeiros estudos musicológicos.
É justamente por isso que encontramos muitos lieds
de Schubert para voz e piano, outra formação comum de música folclórica alemã.
Folclore
O termo folclore é
alvo de pesquisa desde que a musicologia existe. Sua definição é complexa e, na
maioria dos casos, como diz o pesquisador José Miguel Wisnik, um convite ao
erro. Isso ocorre pois existe toda uma conjuntura diversificada que envolvem fatores
como etnia, cultura, nacionalismo, regionalismo, antiguidade e muitas outras
variáveis que definem o termo de acordo
com local/tempo em que a manifestação cultural se encontra. Para cada caso é
necessária uma investigação criteriosa que facilmente pode cair em contradição.
Entretanto, algumas
regras gerais tendem a ser mais aceitas:
O folclórico
normalmente não possui autoria, é passado de geração em geração e se modifica
paulatinamente. Um exemplo clássico neste sentido é a canção folclórica
brasileira "cai cai balão". Observe quantas variações de letras a
música possui e mesmo assim não deixa de ser o cai cai balão tão conhecido no
Brasil. Esse fenômeno é comum em músicas de tradição oral, que facilmente são
modificadas de maneira espontânea.
Outra regra geral é
atribuir o folclórico às músicas cunhadas no ambiente rural e o popular às
músicas cunhadas no ambiente urbano. Esta definição é problemática e pode cair
em contradição facilmente dependendo da região que se encontra. A definição de
cidade e campo é muito relativa e, dependendo dos espaços, a troca entre as
pessoas de ambos os lugares é constante. Por isso, avaliar caso a caso é
necessário. Além disso, com o crescimento urbano, muitas zonas rurais passaram
a ser cidade. Por isso, muita canção folclórica brasileira concebeu-se em
Realengo, Campos dos Goitacazes, Mogi das Cruzes e outros lugares que hoje são
urbanizados e, no passado, não eram.
Cultura indissociável do Canto Coral
Durante o século XIX
surge a escola e, junto com ela, a classe operária, oriunda da Revolução
Industrial. Os dois âmbitos necessitavam de atividades culturais nacionalizantes. Nesta conjuntura,
o canto orfeônico surge, primeiramente na França, como atividade socializante,
educativa, cívica e recreativa.
As canções
folclóricas normalmente falam sobre a beleza da vida, a fé em Deus, a nobreza
do trabalho e o amor à terra. Não existiam muitos direitos trabalhistas e uma
lavagem cerebral era necessária para conter possíveis revoltas. Qualquer
analfabeto pode cantar, logo, o canto orfeônico, embora muito bonito, tinha
funções mais perversas: incutir axiomas na sociedade pela arte. Estratégia
utilizada até hoje para dominação e alienação.
O Álbum
O Täler weit, o
Höhen traz uma seleção de canções folclóricas e populares alemãs em arranjos
feitos por compositores renomados como Johannes Brahms, Felix Mendelssohn,
Franz Schubert, Friedrich Silcher, Max Reger e arranjos tradicionais sem
autoria definida.
Chama atenção o
timbre igualado das vozes e a fluência
no texto recitado com dicção clara. Um belo exemplo de interpretação de música
folclórica, sem muitas bufonarias e malabarismos. Apenas um momento de lazer
com belas poesias em lindas harmonias.
As temáticas
variadas trazem um mundo encantado que só o folclore pode evocar.
Em Abschied vom Walde (O Täller weit, o Höhen) fala-se sobre a despedida da floresta.
Uma cena bucólica é desenhada evidenciando que todos os problemas mundanos, na
floresta, não existem e, nela, podemos nos afastar de todos os males.
Dar du min leevsten büst fala sobre um amor
proibido. Trata-se de um convite ao companheiro para uma visita na calada da
noite, enquanto os pais estão dormindo.
A canção Es sass ein klein wild Vögelein fala sobre o
canto de um pássaro selvagem durante o inverno. Dá para sentir frio nórdico
enquanto aprecia-se a beleza do canto de um pássaro.
In stiller Nacht de Brahms outra ideia é
apresentada: numa noite sem canto de pássaros, ouvimos o vento, sentimos o
coração em tristeza, mas ao ver a lua e as estrelas brilhantes todos os
sentimentos ruins acabam.
O legado nazista
Na música folclórica
alemã estão contidas diversas características da relação humana que são comuns
às diversas etnias e nacionalidades. Por isso, o tratamento fenomenológico é
parecido com o de outros países ocidentais, inclusive o Brasil.
Por ser um país
central na Europa, a troca cultural é determinante para riqueza de seu
cancioneiro. Além disso, é neste mesmo local que a musicologia surge, trazendo
um rigor acadêmico maior às pesquisas.
Muitos alemães
sentem vergonha deste repertório, pois foi amplamente utilizado para promoção
do nazismo. Porém a temática das obras são singelas e despretensiosas. Sequer
enaltecem algum tipo de governo. Além disso, foram compostas muito antes de
Hitler. Por isso, esta questão já vem sendo superada. Cabe ao ouvinte extrair
das músicas a intenção estética sem a preocupação histórica.
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