Corais que rejo - Coro CBM-Tijuca - O Canto Coral em função do Instrumentista
Olá e bem-vindo ao blog do Maestro Rafael Caldas!
Gostaria de compartilhar uma atualização sobre minha jornada musical. Atualmente, não faço mais parte do Conservatório Brasileiro de Música e estou focado em meu próprio projeto, o "Choir at Home". Aprendi bastante durante meu tempo com o coro CBM-Tijuca, e sou grato por todas as experiências e conhecimentos adquiridos. No entanto, chega um momento em que precisamos tomar decisões para crescer e explorar novos horizontes.
Convido você a conhecer mais sobre o "Choir at Home", um coral online que oferece a oportunidade de aperfeiçoar sua voz no conforto de sua casa. Para saber mais sobre este novo trabalho, leia o artigo Choir at Home: O Coral Online que Aperfeiçoa sua Voz
Agora, aproveite a leitura do post completo sobre o coro CBM-Tijuca.
O Conservatório Brasileiro de Música possui tradição no ensino de música no Brasil. São 82 anos de atividade e muitos talentos revelados. Possui convênios com várias escolas do país e, na Tijuca, funciona uma filial dedicada ao ensino básico, intermediário e de preparação profissional.
Muitos
alunos, que fazem os cursos regulares oferecidos pela instituição, ingressam
com facilidade na universidade e no mercado de trabalho. Fiz toda a preparação
para ingressar na universidade aos 17 anos de idade no CBM e hoje tenho a
satisfação de ser professor regente do coro. Foram muitos anos de preparação
que valeram a pena. O coro, recém criado em função de uma reforma curricular,
revela boas vozes e vem mostrando uma performance cada vez melhor.
Sobre os cursos do CBM
No
CBM-Tijuca, o coral se insere na grade curricular dos cursos de formação
musical para adolescentes e adultos. Nos níveis básicos, o aluno estuda um
instrumento de livre escolha e recebe aulas de teoria musical; nos níveis
avançados, incluem-se as disciplinas de percepção musical e harmonia. Todos os
cursos possuem prática de conjunto como matéria e o canto coral entra como uma
das atividades de grupo.
Considero
o coral uma atividade extremamente importante para o músico em formação, pois
trabalha a musicalidade, cria a experiência de palco, possibilita o apuro
vocal, facilita a expressão no instrumento, proporciona a interação entre os
alunos, exercita o solfejo, dentre muitos outros benefícios. Características
necessárias para o exercício da profissão que são decisivas no sucesso da
carreira.
União e igualdade
Um
aspecto interessante do Coro CBM-Tijuca é que, nas turmas de canto coral,
mistura-se os alunos iniciantes com os experientes. Para cantar bem, não é
determinante que o aluno tenha uma boa desenvoltura no instrumento. Essa
realidade traz uma sensação de igualdade, dificilmente experimentada em outros
ambientes, tornando o ensaio mais cooperativo, criando laços de amizade e,
consequentemente, proporcionando um resultado musical mais apurado.
Como
iniciamos do zero, pude observar relações se fortificando aos poucos e de
maneira natural, conforme a atividade permite. Sempre explico aos alunos que o
ambiente colaborativo é o segredo do sucesso de muitos grupos de música.
Compreender e respeitar o próximo são fatores primordiais.
Palco
Os
alunos do CBM-Tijuca, a cada semestre, são avaliados por uma banca pela
performance no instrumento e se apresentam no auditório da sede, no centro do
Rio de Janeiro.
Para o
músico iniciante, lidar com o palco pode ser muito difícil. São muitas
variáveis e qualquer erro pode desestabilizar tudo. A música é uma arte do
tempo: a reação ao erro precisa ser rápida e precisa.
O canto
coral é excelente para ensinar a lidar com estes momentos. Tendo o regente à
frente, o cantor fica mais seguro, além disso, os colegas também oferecem
suporte pois, ao errar, o cantor sabe que algum deles pode segurar as pontas.
Toda essa dinâmica ajuda na relação com o tempo, e vai dando reflexo ao
aspirante para superar as crises. Ao experimentar momentos críticos no canto
coral, o instrumentista aprende a reagir aos erros no instrumento e, com o
tempo, encontra sua forma individual de superar possíveis reveses em
apresentações.
Expressão musical
Considero
a voz o primeiro instrumento do homem. Acredito que o músico que não consegue
definir o contorno melódico de um trecho pelo canto, dificilmente conseguirá em
seu instrumento e, mesmo que o faça, dificilmente será claro para o professor
se, realmente, aquilo que o aluno tocou, é o que queria tocar.
Um dos
meus professores sempre me perguntava como eu desejava realizar determinado
trecho. É uma arguição comum numa aula de música: "canta pra mim tal
trecho". Nunca me esqueço que, em em uma aula de didática no
IFCS-UFRJ, num determinado, momento cantei uma melodia folclórica: todos
olharam para mim com espanto: "cantando na aula?? O que é isso?? Ora! Isto
é a coisa mais normal nos cursos de música - pelo menos deveria ser!
Definitivamente,
não acredito que alguém possa tocar algo que não cante, não com toda a
consciência musical que precisa ter e, sinceramente, tenho muitas dificuldades
com alunos que não conseguem expressar pela voz aquilo que querem imprimir no
instrumento.
Na minha
experiência, percebi que os alunos mais musicais possuem boa expressão vocal e
se, muitas vezes não conseguem ir além, é por falta de técnica vocal. Gosto de
pensar nas atuações de Keith Jarret e Glenn Gould nestes momentos, pois para
eles a melodia é tão forte que o instrumento não é o suficiente para
imprimi-la, é necessário cantar enquanto toca, talvez para reforçar a intenção
melódica. E não precisa ser aquele canto de voz lírica, super apurado, mas algo
natural e autêntico, que mostre interação com o instrumento.
O canto
coral tem função primordial neste momento: na atividade, o aluno canta melodias
o tempo inteiro. O maestro competente mostra pela voz a sua intenção melódica e
cabe ao pupilo repetir da mesma forma. Essa troca é fundamental para o
crescimento do aluno, pois oferece um arcabouço de melodias criadas por alguém
mais experiente que, posteriormente, poderá se aplicar ao instrumento.
Música é
experiência: quanto mais tiver, melhor fará; logo, o canto coral é pilar neste
quesito.
Apuro Vocal
Se o
canto é a principal forma de demonstração musical, o apuro vocal, por sua vez,
é um aprimorador importante. Em muitos casos, o instrumentista possui uma ideia
da intenção musical que pretende, mas não consegue trazê-la para a voz por
falta de técnica. Isso é importante quando se trata de um aluno, pois o mesmo
precisa mostrar ao professor o que quer. O canto coral não é uma aula de canto
individual, mas um ótimo recurso para o aprimoramento vocal, especialmente para
iniciantes. Confesso que cantei muito mais em coro do que em aulas
individuais. Sempre tive um acompanhamento em técnica vocal que garantiu o
apuro vocal necessário. Por isso, busco orientar os alunos mediante a técnica
da melhor forma possível.
Quando
temos um bom apuro vocal, conseguimos contornar melhor a melodia e,
consequentemente, conseguimos imprimi-la ao instrumento com mais esmero. Além
disso, o canto sem técnica pode ser prejudicial à saúde vocal e acarretar
problemas futuros.
Percepção Musical
Os
alunos de níveis intermediários e avançados dos cursos regulares do CBM-Tijuca
possuem, na grade, a disciplina percepção musical. Esta disciplina consiste em
perceber a música, conseguir escreve-la, identificar padrões melódicos e
harmônicos, e outros aspectos musicais, pela escuta. De maneira inversa, também
são exercitados aspectos de leitura musical, como o solfejo.
Solfejar
é ler um trecho musical e traduzir em música pelo canto. Muitos alunos possuem
dificuldades em solfejar pela falta de intimidade com a própria voz.
Muitas vezes, eles sabem como as melodias são, mas as limitações vocais impedem
de conseguir fazê-la.
Também,
na percepção, trabalhamos o ditado, onde devemos ouvir uma música ou um trecho
musical e passar para o papel. A melhor maneira de fazer um ditado é decorando
a melodia proposta e repetir, pelo canto, diversas vezes até definir os
intervalos e ritmos no papel. Vejo constantemente alunos com dificuldades em
ditado simplesmente porque não possuem a capacidade de cantá-los para si
mesmos.
Sob esse
prisma, o canto coral atua como elemento fundamental para o desenvolvimento das
capacidades básicas para uma boa percepção musical.
Participe do Coro CBM-Tijuca
O Coro
CBM-Tijuca ensaia nas terças às 19:00 facultando ao cantor atuar
nos dois dias, ou apenas em um. Não há pré-requisito para participar do grupo,
podem integrar cantores iniciantes, intermediários e avançados e existem grupos
reduzidos para trabalho com desafinados. Não precisa ser aluno de instrumento
do CBM.
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Muito bom artigo, Maestro! Como ex-aluna de piano, lembro-me de como a prática do Canto Coral é uma ótima ferramenta no aprendizado de Música, treinando solfejo, harmonia, percepção musical, entre outros.
ResponderExcluirMuito legal o post, e muito bom participar dos Corais CBM! Gratidão Maestro :)
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