Corais que Rejo - Coro Oficina - Associação de Canto Coral

Tempo de leitura:

Boas vindas ao blog do Maestro Rafael Caldas!

Tenho uma novidade para compartilhar sobre minha trajetória profissional. Recentemente, decidi seguir novos rumos e, por isso, não estou mais atuando como maestro do Coro Oficina da Associação de Canto Coral. O período em que trabalhei com o Coro Oficina foi extremamente enriquecedor e trouxe muitos aprendizados. No entanto, mudanças são necessárias para buscar novos horizontes e continuar crescendo.

Atualmente, estou focado no meu novo projeto, o "Choir at Home", um coral online que proporciona a oportunidade de desenvolver suas habilidades vocais no conforto de sua casa. Para conhecer mais sobre este projeto inovador, acesse o artigo Choir at Home: O Coral Online que Aperfeiçoa sua Voz.

A seguir, continue lendo para obter todas as informações sobre o Coro Oficina.



O trabalho do maestro é multifacetado. Além dos conhecimentos conexos à música, necessita saber lidar com diferentes perfis de corais e pessoas. Rejo três corais em duas instituições diferentes e cada um deles possui uma identidade própria. Hoje falarei sobre o Coro Oficina da Associação de Canto Coral.

O Grupo

O Coro Oficina foi criado em 2001 e está sob minha regência desde 2012. Quando comecei, o coro era bem pequeno e os cantores tinham muitas dificuldades. Iniciamos cantando em uníssono com aberturas pontuais de no máximo duas vozes. Com o tempo o grupo foi crescendo e hoje contamos com algo em torno de vinte vozes e cantamos à três e quatro vozes.



Público Alvo

O grupo é voltado para iniciantes. Ultimamente tenho usado o termo "iniciados", pois o coro já tem alguma experiência, e isso pode ser um problema para quem possui dificuldade de cantar em grupo, para quem tem problemas de afinação e para quem tem dificuldades em acompanhar a partitura coral. Entretanto, isso não é fator determinante para que um cantor iniciante acompanhe o ensaio, apenas deixa claro que, para cantores muito inexperientes, o início pode ser um pouco difícil.
Para compensar as dificuldades, utilizo uma metodologia flexível que absorve esses cantores com o menor abalo possível, dando o suporte que precisam pelas redes sociais, estimulando os cantores experientes a ajudá-los e disponibilizando áudios de estudo. Além disso, a Associação de Canto Coral oferece aulas de técnica vocal, ritmo e som, canto, solfejo e muitas outras propostas que acrescentam na prática vocal e se refletem de maneira positiva no cantor e, consequentemente, no coro.


Repertório

O repertório é variado: cantamos MPB, rock brasileiro, americano, inglês, pop, folclore brasileiro, americano, alemão, espanhol, chinês, japonês e muitos outros gêneros em diversos idiomas.
O foco é a experiência coral ampla, observando como o canto coral pode habitar diversos gêneros sem tirar deles sua essência própria.
No ano passado gravamos um DVD com a Missa em Si bemol do Padre José Maurício Nunes Garcia em setembro e cantamos os Cantos Populares de Natal de Ricardo Tacuchian em dezembro, vivenciando o colonial e o contemporâneo brasileiro no espaço de quatro meses. Essa experiência foi tão rica que proporcionou a abertura em quatro vozes neste ano de 2018.


Se interessou?

Se está procurando um coral e estas características se encaixam no seu perfil de cantor, não perca tempo, entre no Coro Oficina. O grupo recebe cantores em qualquer estágio, pois acredita que o canto é inerente ao ser humano e que todos são capazes de fazê-lo. Clique aqui e veja as informações para inscrição ou acesse a página da Associação de Canto Coral: www.acc.art.br .
Será muito bem vindo!

Dúvidas e sugestões, deixe um comentário ou mande uma mensagem de contato clicando aqui.
Para receber mais informações desse blog, inscreva-se.

Comentários

  1. É um dos coros de que participo, pelo trabalho mais leve, repertório interessante, horário que me convém e pelo fato de que quem lá está, é porque gosta de música em grupo. É muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?